Recebi a visita de Ed Alencar, neto de Seu Jefferson do Sítio Fundão. Ele veio colher um depoimento sobre a amizade que tive com o seu avô, falecido em 1986. Ed está realizando um documentário sobre esta personalidade ímpar e elevada.
Para aqueles que estão “voando”, Seu Jefferson foi um dos pioneiros da causa ambiental no Cariri cearense. Herdeiro de uma "réstia" de floresta, situada nos arredores da cidade, ele teve o mérito e a grandeza de preservá-la enquanto viveu. O Sítio Fundão, área preservada de 123 hectares, é um verdadeiro santuário ecológico.
Quando o conheci, ele tinha 83 anos e eu dezessete. Ia visitá-lo cerca de duas a três vezes por semana. O Sítio Fundão era um atrativo à parte, dotado de patrimônio histórico edificado, flora e fauna nativas, incluindo árvores monumentais e fruteiras, e um delicioso banho no rio Batateira. O rio esculpe, no local, há milhões de anos, um pequeno cânion sobre uma formação rochosa.
Mas, o que mais me atraia era a figura bíblica e sábia do Velho Jefferson.
Com ele, partilhei momentos aprazíveis e de pura sabedoria. Dele, recebi vários ensinamentos de cidadania e lições de vida.
Depor sobre Seu Jefferson é sempre uma honra para mim.
Foto: Luiz Carlos Salatiel
Tuesday, March 16, 2010
Seu Jefferson do Sítio Fundão
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment